15 de setembro de 2009

La Revolucion

<< Clique na foto para acessar o álbum >

Povo acolhedor, sol, calor, praia, música de ótima qualidade, não é o Brasil, é Cuba!!!!
Em nossa viagem, tivemos a oportunidade de conversar com vários cubanos e todos, sem exceção, estavam insatisfeitos com sua vida em Cuba, um senhor, o menos insatisfeito, reclamou, apenas, de não poder viajar a turismo por outros países...
Há 50 anos ocorreu a mudança de regime em Cuba, muitas mudanças foram feitas à época, mas passados 50 anos da revolução o que restou dos ideais de Che Guevara foi um país com bons hospitais e escolas mas com uma população amargurada, possivelmente, tão amargurada quanto aquela que promoveu a revolução. O povo de Cuba não deve saber que em outros paises com a dita liberdade de ir e vir, esta não é para todos e, que o racionamento cubano permite o mínimo que muitos no Brasil não possuem ... mas clamam por liberdade!
É angustiante ver o povo a pedir “regalos” a toda hora nas ruas de Havana, não são mendigos, mas sim, empregados com nível universitário, mas que o salário não é suficiente para as necessidades básicas...como eles dizem a toda hora não ganhamos em CUC (nome da moeda conversível para o Dólar), ganhamos em pesos Cubanos, que serve para pagar verduras, luz e água, o resto desde sabonetes à roupas e materiais de construção são com CUCs.
O sistema de racionamento cubano funciona em todas as regiões da cidade através de casas de distribuição de mantimentos, como se todos os seres humanos tivessem as mesmas necessidades, são distribuídos para cada, um pão por dia, um sabonete a cada 4 meses, uma pasta de dente por ano etc...se usar mais, vai precisar de CUCs...considerando o salário mínimo de 800 pesos (32 CUCs)...é possível viver, sonhar já é mais difícil...
Cuba está próxima de uma Revolução, mais uma, que este povo terá que suportar...

2 comentários:

Soeiro disse...

La revolucion deve ser contínua para que os povos se tornem cada vez mais civilizados e no caso cubano parece estar passando da hora a descompressão do regime controlado pelos irmãos Castro. Obrigado pelo artigo e pelas fotos.
Sin perder la ternura jamás.
Soeiro

Anônimo disse...

Hello, as you can see this is my first post here.
Hope to receive some help from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)