25 de julho de 2013

Roma



Em fim Roma! Uma cidade caótica, que mistura o volume de turistas de Veneza com as ruelas de Florença, é a capital da Itália, e, além de tudo, dentro tem outro país!!!

Não custa lembrar que carros e Roma não combinam, o trânsito é uma loucura com os italianos dirigindo suas lambretas, carros, táxis e ônibus de forma caótica pelas ruelas da cidades. Desta forma, largamos o carro no aeroporto de Roma e fomos de trem até a Estação de Trem Termini (aprendi com nosso guia que Termini, vem de Termas em Latim, e não estação terminal…). Nosso hotel estava do lado da estação de Metro Republica e era fácil pegar metrô e ônibus para conhecer a cidade. 

No primeiro dia, fizemos uma visita guiada com um Guia que falava português muito bom e engraçado, que nos levou para conhecer, pela manhã, as ruínas romanas e o Coliseu e, pela tarde, o museu do vaticano e a capela Sistina. Com o guia não ficamos em nenhuma fila e chegamos numa hora muito boa na capela Sistina, estava sem nenhuma fila, conseguimos ficar contemplando os afrescos do Michelangelo sem pressa e acreditem…todo mundo tirando fotos…os guardas no final do dia já estavam cansados de falar "No Photo", desta forma, eu também tirei as minhas…





No dia seguinte,  colocamos o tênis no pé e fomos correr 8km no Parque da Villa Borguese e depois fomos visitar a Fontana di Trevi, a Piazza Navona, a rua de compras chamada Via del Corso, perigosa!!! tem uns caras chamados Versace, Furla, que não tem noção de preço de roupa!!!! Terminamos o dia tomando sorvete na melhor sorveteria que encontramos na viagem, imperdível, chamada Gelateria dei Gracchi. Recomendo fortemente os sorvetes de Pistachio e de Pêssego. Neste dia, a comitiva do Michel Temer passou pela gente, foi antes dele desmaiar (veja a matéria do Globo).



No nosso último dia em Roma e, também, na Itália, caminhamos mas um pouco pelas ruas, passamos pelas escadarias da Piazza de Espanha e almoçamos num restaurante recém inaugurado próximo ao Vaticano chamado Sanacafé hostaria bio bar.  Achamos a referencia do restaurante no Trip Advisor e fomos conferir a culinária que traz uma proposta diferenciada com a utilização de ingredientes orgânicos. Durante o almoço, conversamos com o dono do restaurante, um italiano que havia trabalhado 2 anos em meio no Rio de Janeiro como publicitário e voltou para Roma com a idéia de fundar um restaurante diferente!

Estava esquecendo de um segredo de Roma... antes de ir embora, se tiverem um tempinho, visitem a Piazza Dei Cavalieri di Malta e olhem pelo Buraco da Fechadura... 







Dicas de Roma:

Hotel: Suitedreams townhouse, localizado na Via Modena, 5
Guia que fala português: Francesco Grasso (email: tours@eyesofrome.com) - Recomendo fortemente!
Restaurante: Sanacafé (www.sanacafe.it); Restaurante e Pizzaria "da francesco", Restaurante "La Griglietta" (peça a alcachofra de entrada!) e Restaurante Cotto na Via Torino, 124 (muito próximo do Hotel)

Sorveteria sensacional: Gelateria dei Gracchi, na via dei Grachi, 272

Nenhum comentário: