20 de janeiro de 2014

Praga

Praça Principal de Praga

Finalmente, depois de 17 anos consegui chegar em Praga. Na primeira vez, em 1995, tentei chegar em Praga por trem viajando de mochila. O trem parou na divisa, entraram 3 militares que solicitaram nossos passaportes e, como não tinha visto, pediram que saíssemos. Nos juntamos a mais outros 20 europeus numa estação de trem fria na divisa e esperamos o próximo trem que nos levaria de volta para Viena...

...desta vez foi bem diferente, estava de carro pela excelente auto-estrada recém inaugurada entre Cracóvia e Praga, no GPS do carro apareceu na tela a linha da divisa dos países, quando faltava alguns metros, olhei adiante e identifiquei uma placa com os escritos: República Checa logo abaixo do símbolo da União Européia. Não havia fronteira alguma, apenas uma placa. Realmente a Europa caminha para se tornar uma grande união entre Estados, em que as fronteiras que irão sobrar são o idioma, a cultura e as tradições.





Praga, uma cidade que impressiona pelo volume de prédios históricos bem conservados, fazendo que a cidade possua um ar de tradição.
Lembrou-nos Amsterdã, que possui uma atmosfera de dia, com milhares de turistas tirando fotos em contraste com a noite que vagam outras milhares de pessoas em busca da diversão noturna nos diversos Night Clubs, Coffee Shops ou Boates, até recebemos um mapa descrevendo todas as opções. É fácil ver de noite as prostitutas, traficantes e cafetões pelas ruas. Claramente Praga virou parque de diversões dos jovens europeus, principalmente alemães, que veem a liberdade nas ruas.




O rio Vltava que margeia a cidade é lindo e possui diversas pontes, uma delas, a famosa Charles Bridge, construída em 1357, é impressionante. Ele também foi palco de uma tragédia recente com a inundação que ocorreu em julho de 2013. Vejam as fotos:

Alagamento em julho de 2013

No momento de nossa visita

Sua praça principal é muito bonita e abriga um famoso relógio astronômico que de hora em hora diverte os turistas com sua diferente badalada ao som dos sinos puxados pela mão de um esqueleto…



A cidade também tem várias lojas de lembranças diferentes e criativas que valem a pena ser visitadas, como lojas de marionetes, brinquedos e puzzules artesanais.

Dicas:

Bar de tapas localizado no The Icon Hotel & Lounge
Restaurante Zebra Asian Noodle Bar

Dois Restaurantes Italianos: Ambiente Pasta Fresca e o restaurante Al Minuto, do lado do relógio

Nenhum comentário: